Após denúncia, o Iphan pede esclarecimentos à Prefeita Adriana Paes.

                                                                                       

Vamos entender o que está acontecendo?

A Prefeita Adriana Paes, há tempos, vem fazendo mau uso do Museu do Mamulengo. Nas últimas festividades do município, a prefeitura mandou retirar todo o acervo do Museu para que nele ocorressem festas. Ou seja, um abuso total! Diante disso, o Museólogo Gilvanildo Ferreira solicitou ao Iphan que alguma medida fosse tomada. Dessa forma, o Iphan, através da Superintendente Renata Borba, enviou um ofício na data de hoje (07).      

O BlogMATACULTURAL aguarda um posicionamento da Prefeita Adriana Paes.   



"Ofício nº 567/2018/COTEC IPHAN-PE/IPHAN-PE-IPHAN
Vossa Excelência
Adriana Dornelas Câmara Paes
Prefeita de Glória do Goitá
Prefeitura de Glória do Goitá
Praça Cristo Redentor, 08, Glória do Goitá - PE
55620-000
Assunto: Uso
Referência: Processo nº 01498.000645/2016-36.

Prezada Senhora Prefeita,
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, João Redondo, Babau e Cassimiro Côco foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano de 2015, tendo sido inscrito no Livro das Formas de Expressão, previsto no Decreto 3.551/00. Desde então, o tema entrou para a esfera de atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, no segmento Patrimônio Imaterial. Sabemos que Glória do Goitá é um município de crucial importância para tal Bem Cultural, tendo sido, inclusive, reconhecida como a Terra do Mamulengo. Ainda com relação ao tema, já há muitos anos funciona num importante prédio histórico da cidade - o Mercado Público - o Museu do Mamulengo, que abriga muitos dos detentores desse saber, que ali produzem peças para comercializar, realizam apresentações e mantêm um acervo com algumas peças históricas.
Preocupado com o uso do imóvel para fins diversos, como a realização de eventos de grande porte por exemplo, o cidadão de Glória do Goitá Givanildo Ferreira encaminhou e-mail para a Superintendência do Iphan em Pernambuco solicitando-nos o auxílio no sentido de questionar as perspectivas de uso do imóvel. Acreditamos que toda e qualquer gestão valorizará um tema como o Mamulengo, tão significativo enquanto Referência Cultural e marco da identidade de Glória do Goitá e região. Por outro lado, a Prefeitura Municipal tem a prerrogativa de utilizar os equipamentos urbanos de acordo com as diretrizes de sua gestão.
No intuito de atender à demanda do cidadão preocupado com a vida cultural de suacidade, bem como procurar garantir a salvaguarda do Mamulengo, esta Superintendência do Iphan – PE vem respeitosamente solicitar informações acerca do uso do imóvel referido, bem como questionar se o Museu do Mamulengo continuará funcionando no espaço. Acrescento a informação de que, quando da instalação do Museu do Mamulengo, recursos oriundos do Iphan por meio de sua unidade Centro Nacional de Folclore foram aportados para a recuperação do imóvel e aquisição de alguns instrumentos de trabalho dos detentores. Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Renata Borba
Superintendente do Iphan em Pernambuco".

(Documento assinado eletronicamente por Renata Duarte Borba, Superintendente do IPHAN-PE, em

07/08/2018, às 10:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do
Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.