Os Secretários de Cultura precisam aprender a captar recursos.




A desculpa é sempre essa: a Secretaria de Cultura não tem verba. No entanto, existem diversos editais públicos e privados, onde os Estados e Municípios podem e devem buscar com fonte de recursos. O que falta? Falta conhecimento e vontade. Infelizmente, a maioria das Secretarias de Cultura são ocupadas por barganha política, dificultando, dessa forma, o desenvolvimento de um setor importante para a cidade.

No último dia 08 de agosto, o Ministério da Cultura, através da Agência Nacional do Cinema (Ancine), lançou uma chamada pública de coinvestimentos regionais. São 90 milhões de reais para o audiovisual brasileiro. As regiões do Norte/Nordeste receberão até cinco vezes o valor aportado como contrapartida.

Qual deveria ser a atitude das Secretarias de Cultura? Buscar editais como este, participar e trazer verba para desenvolver ações junto com os artistas de seu município. Porém, o que vemos é uma Secretaria acomodada em realizar eventos do calendário festivo, como São João e Carnaval. Para estes "É VENTOS" não faltam recursos, patrocínio e farra. Até quando isso vai permanecer assim?

Fica aqui a sugestão, se é que algum Secretário de Cultura aceita sugestão. O Edital está aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.