O Museu do Mamulengo convida o povo para mais um grande projeto!




Glória do Goitá, cidade da Zona da Mata Norte pernambucana, tem forte tradição de Mamulengos. Entre os mestres da região figuram nomes como o famoso Zé de Vina. A tradição é mantida pela nova geração de artesãos que uniram as forças e, numa atitude histórica, fundaram em 2002 a Associação Cultural de Mamulengos e Artesões de Glória do Goitá. São 17 anos de uma excelente geração de artesãos e brincantes.

Este projeto propõe a formação e capacitação do público geral na arte do Mamulengo. Os integrantes do Mamulengo Nova Geração irão dividir o projeto em quatro oficinas de 30 horas, onde serão abordados: a história do Mamulengo, confecção dos bonecos, pintura, manipulação e construção de pequenos esquetes. O projeto destina 25% das vagas para pessoas portadoras de deficiência auditiva.

O título deste projeto, portanto, não poderia ser diferente: + MAMULENGO, - Barbie. Quem frequenta o Museu do Mamulengo se anima ao ver o interesse das crianças pelo brinquedo popular. Foi grande a visita de escolas e turistas nos últimos anos. Esse interesse está vivo, e mesmo com a monstruosa concorrência estrangeira, o boneco brasileiro continua motivando a criatividade dos jovens. Essa força não pode morrer! Nesse sentido, devemos, com este projeto de formação, colaborar com a perpetuação do Mamulengo.

As oficinas sempre funcionam das 9h às 12h e 14h às 17h, nas seguintes datas:

Setembro:

09, 16, 23 e 30.

Outubro:
10, 17, 24 e 31.

Novembro:
09, 16, 23 e 30.

Dezembro:
01, 08, 15 e 22.


------------------------------------------------------------------------------------------------
Ficha técnica:
Coordenação Geral: Edjane Maria.
Produção Executiva e Assessoria de Comunicação: Pablo Dantas.
Designer: Java Araújo.
Intérprete de Libras: Janaina Maria.
Registro Audiovisual: Vinícius Dantas.
Administrador: Alexandre Menezes.
Oficina: Mamulengo Nova Geração.

Contato:
Edjane Maria – (081) 9 9993-0139
Pablo Dantas – (081) 9 8803-4169

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.