O Diretor Cleiton Santiago fala sobre a nova peça e faz homenagem a Atriz Bety Feliciano.
Segue a entrevista que fizemos hoje como o Diretor e Produtor Cleiton Santiago:
[MATACULTURAL] Cleiton, em poucas palavras, de que trata o espetáculo?
[CLEITON SANTIAGO] O espetáculo trata sobre a importância da literatura no desenvolvimento pessoal. Rafa, interpretado pelo ator André Santos, protagoniza uma aventura através da leitura de diversas histórias e sua vida se transforma na própria história, onde pra sair do livro ele precisa ler A história e escrever a sua própria. Nesse processo ele encontra diversos personagens e aprende muito sobre a vida. Traz vários aspectos, como a relação familiar no desenvolvimento da educação e contribuição para o desenvolvimento escolar.
[MATACULTURAL] Você já foi diretor de muitos espetáculos. Qual a novidade dessa direção pra tua carreira?
[CLEITON SANTIAGO] A peça é um projeto de comemoração de 3 anos da Pirilampos Produções, grupo que fundei e faço a produção. Durante os 3 primeiros anos desenvolvemos diversas atividades nas escolas da Vitória/PE, onde estamos situados, mas também nas cidades circunvizinhas. Contação de histórias, distribuição de livros, como estimulo à leitura, apresentação musical, levando as artes à escola. Dessa forma, o espetáculo, de uma certa maneira, é a consolidação de um projeto coletivo enquanto grupo e do meu desenvolvimento enquanto artista e produtor cultural, que ainda tem muito a fazer e contribuir para as artes e cultura da nossa região.
(Cleiton Santiago. Foto: acervo pessoal)
[MATACULTURAL] Quem faz parte do elenco? Como foi conduzido o processo de montagem?
[CLEITON SANTIAGO] O elenco é composto pelos artistas da Pirilampos Produções, André Santos, Alessandra Christine, Ilhantina Slanditine, Ivo Vicente, Kenya Taynara, Cecília Marçal, Flávio Luan, Edwald Palmeira. Na equipe técnica, Bety Feliciano, Josicleide Aragão, Nielle Ferreira, Ricardo Lima e Vinicius Higoor. O processo foi iniciado em novembro de 2018, desde a ideia até o período de preparação do elenco, que foi através dos jogos teatrais, preparação corporal, voz, pesquisas e desenvolvimento das personagens. Queríamos um espetáculo que tivesse uma leitura rápida e direta com o público e nos desdobramos nos trabalhos. Onde todos participam do desenvolvimento das ideias e propostas.
[MATACULTURAL] Hoje é dia internacional da mulher. Quem, do mundo artístico, você gostaria de homenagear?
[CLEITON SANTIAGO] É tão difícil escolher uma mulher pra homenagear, são tantas! Parece até injusto escolher uma, tem nossas mães que nos apoiam nos bastidores, durante anos, amigas e irmãs, parceiras... Inúmeras, mas, nossa parceria e amiga de trabalho Bety Feliciano, hoje faz aniversário, sobreviveu a um processo complicado de saúde no último ano, é atriz, uma batalhadora das artes e cultura no nosso município há tanto tempo, então em nome dela, faço essa homenagem a todas as mulheres.
(Bety Feliciano. Foto: acervo pessoal)
SERVIÇO:
Comentários
Postar um comentário