O Movimento OCUPE TODOS PELA EDUCAÇÃO promove webnário.

 


Durante a próxima semana, de 25 a 30 de agosto, sempre às 20h, no Facebook, o Movimento Ocupe Todos Pela Educação vai promover um webnário com a seguinte temática: Semana da Educação Infantil - Um olhar para o futuro. Para começar a semana, Danilo Amorim e Eva Santos, vão falar sobre a história deste movimento que atua em Vitória de Santo Antão há três anos e se destaca na periferia da cidade. Toda a programação você vê aqui.

Segue texto enviado pelo Movimento:

Desde 2012, a partir da lei 12.602, o Brasil tem instituído a Semana nacional da Educação Infantil, e a data de 25 de agosto, como o Dia Nacional da Educação Infantil, sendo essa data escolhida em homenagem a Dra. Zilda Arns fundadora da pastoral da criança.Em um país que a Educação Infantil foi tardiamente reconhecida como uma política pública educativa e como primeira etapa da educação básica; de modo similar somente no final do século XX teve um financiamento próprio; e ainda, no qual nossos índices de matrículas nessa etapa educativa ainda são desafiantes, será que temos mesmo que celebrar? De acordo com o autor da lei, senador Cristovam Buarque (PDT – DF), a intenção  é que esta data não se torne apenas  um dia de festividades mas era chamar atenção da população para a importância  da mobilização e articulação de lutas e debates em favor das crianças e seus direitos.

Diante deste cenário, o Ocupe Todos Pela Educação tem o prazer de celebrar a Semana da Educação Infantil, uma semana de debates em favor das crianças e dos seus direitos, onde do dia 25 a 29 de agosto estaremos através de lives, transmitidas pelo nosso Facebook vários debates importantes. apesar de tantas  fragilidades nas políticas públicas para essa etapa quanto a necessidade de fazermos questionamentos sobre a adesão em realizar comemorações festivas nesse dia, pois como questionado inicialmente: é uma data para se comemorar ou para reivindicar, para protestar, para resistir? A Educação Infantil continua marcada por sua história de atendimento dicotômica, pelas estratégias diferenciadas conforme a população atendida, pela desigualdade, assim, importante entender o dia 25 de agosto, ou mesmo a semana da Educação Infantil, como momento de explicitar essas desigualdades, manter a luta e fortalecer a defesa em uma Educação Infantil que respeita as crianças, as famílias, as/os professores/as!


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.