Museu do Mamulengo de Glória do Goitá é reconhecido pelo IBRAM - Governo Federal.

 



Glória do Goitá é reconhecida como a Capital Estadual do Mamulengo. Por isso, também, além de grupos e grandes mestres populares, comporta o Museu do Mamulengo. Este equipamento é gerido pela Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá - ACMAGG. 

Este ano de 2020, como todos sabem, foi muito difícil para todos e os artistas e demais equipamentos culturais sofreram bastante. O Museu do Mamulengo ficou fechado por 6 meses e isso gerou, obviamente, problemas financeiros para todos os artesãos e mamulengeiros. Segundo o Presidente da Associação e Diretor do Museu, Pablo Dantas, "a situação pandêmica nos fez criar outras possiblidades e no segundo semestre retomamos aos poucos e conseguimos realizar diversas atividades, como:

1. Live Solidária (Agosto);
2. PROJETO: 1º Fórum de Brinquedo - Produtor Pablo Dantas (Outubro);
3. Fundação da Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina (Outubro);
4. Fundação do Mamulengo Flor do Mulungu - Mestra Titinha (Outubro);
5. 1º Feirão de Mamulengo com catálogo de vendas (Novembro);
6. PROJETO: Inventariando o Patrimônio - Produtor Gilvanildo Ferreira (Dezembro);
7. Lançamento do livro O Manjoléu, de Dom Pirrito II (Dezembro);
8. Aprovação da Lei Aldir Blanc/Estadual (Dezembro);
9. Inauguração da nova fachada do Museu (Dezembro);
10. Reconhecimento do Museu do Mamulengo pelo IBRAM - Governo Federal (Dezembro).

Os projetos 1º Fórum de Brinquedo e Inventariando o Patrimônio tiveram/têm o incentivo do Funcultura/Fundarpe - Governo do Estado de Pernambuco. Por sinal, o Museu do Mamulengo de Glória do Goitá tem aprovado diversos projetos através das leis de incentivo do Estado e está contribuindo muito com o desenvolvimento das ações durante todo o ano. Em 2021 serão executados mais dois grandes projetos: 'Mamulengo da Mata' e '80 anos do Mestre Zé de Vina - o derradeiro ato'.


(Fundação da Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina)


Finalizar o ano de 2020 com o reconhecimento do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, é, segundo Pablo Dantas, "fundamental para o fortalecimento do nosso Museu e de todos os artesãos e mamulengueiros que aqui trabalham. Nós somos uma instituição museológica, com grande atuação na Zona da Mata pernambucana, oferecendo atividades de exposição de bonecos, oficinas e apresentação de Mamulengo com frequência. Em 2019 tivemos mais de 3 mil visitantes e isso é incrível para um Museu do interior do Estado. O reconhecimento do IBRAM nos fortalece!".





Para maiores informações, consultar o site do Governo Federal aqui.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.