O Projeto MAMULENGO DA MATA inicia as atividades agora em Janeiro.


O Museu do Mamulengo de Glória do Goitá abriga uma das coleções de Mamulengo mais importantes do país. Não à toa, Glória do Goitá é reconhecida oficialmente com o Capital Estadual do Mamulengo. Todo esse acervo – de classificação livre – está acessível através de exposição permanente que funciona todos os dias da semana. Assim como prevê o projeto MAMULENGO DA MATA, teremos a visitação guiada em meio a oficinas e apresentações do grupo Teatro História do Mamulengo com o Mestre Bila.

Mestre Bila, batizado como José Edvan Ferreira de Lima, brinca de Mamulengo desde os nove anos de idade. Ele é discípulo de Mestre Zé Lopes e conhecedor profundo das artimanhas do Mamulengo! Fundou o seu brinquedo, o Teatro História do Mamulengo, no dia 16 de janeiro de 2009 e com seus bonecos viajou boa parte do país participando de grandes eventos como: SESI Bonecos do Mundo, Fenearte (premiado no Salão de Arte Popular Ana Holanda em 2016) e Festival de Inverno de Garanhuns.

O Projeto MAMULENGO DA MATA vai acontecer no Museu do Mamulengo de Glória do Goitá, lugar de salvaguarda dessa brincadeira secular, e conta com o apoio da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá que, Mestre Bila, inclusive, foi membro fundador e atua fortemente na Zona da Mata pernambucana. Este projeto conta com o incentivo do Funcultura/Fundarpe - Governo do Estado de Pernambuco. Viva a nossa Cultura Popular!






OBS.: Atividade presencial será no Museu do Mamulengo, rua Cleto Campelo, Antigo Mercado de Farinha, centro da cidade de Glória do Goitá. A atividade online será na página oficial do Museu do Mamulengo: https://www.facebook.com/MuseuDosMamulengos.


FICHA TÉCNICA:

Edjane Lima (Mestra Titinha) – Coordenadora Geral.

Pablo Dantas – Produtor Executivo e Administrador.

Java Araújo – Designer.

Janaina Maria – Intérprete de Libras.

 

TEATRO HISTÓRIA DO MAMULENGO:

José Edvan (Mestre Bila).

Tamires Nascimento (Contra Mestra).

Tonho dos Oito Baixos (Sanfoneiro).

Gilberto Lopes (Mestre Bel – Zabumbeiro).

Jacilene Félix (Mateus e Trianguleira).

 

OFICINA:

José Edvan (Mestre Bila).

Genilda Félix.

Stéfani Leite.


CONTATO: 

Edjane Lima (Mestra Titinha) – 081 9 9993-0139.

Pablo Dantas – 081 8803-4169.

E-mail: culturadosmamulengos@hotmail.com

Instagram: @museudomamulengo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.