NOTA DE AGRADECIMENTO
Eu ganhei três grandes prêmios na minha vida e todos foram relacionados ao meu trabalho artístico-cultural. Quero, aqui, dividir essa alegria com vocês e falar um pouco sobre esses três momentos.
Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz (2012)
Em 2010 iniciei uma das jornadas mais incríveis da minha vida criativa, junto com Alexandre Menezes e Luiz Filho, quando decidimos montar o espetáculo Cafuringa. Eu morava em Recife, no Bairro de Santo Amaro. Passamos meses pesquisando e costurando o roteiro, elencando histórias e criando cenas. Quando estávamos com um bom material na mão, decidimos fazer a inscrição do famoso Prêmio Myrian Muniz, o mais importante prêmio teatral da Fundação Nacional de Artes. Ganhamos! Eu assinei o roteiro, as composições e, de quebra, dei uma de ator. Foi uma grande conquista, visto que além dos 50 mil reais no bolso, circulamos por três regiões do país e construímos inúmeras parceiras que ficaram para a vida.
Título de Cidadão Vitoriense (2018)
É um título, mas não deixa de ser um prêmio (rs). Eu tinha só 28 anos e estava ao lado de pessoas geniais, como o Mestre Nestor do Maracatu Leão da Vitória, que também foi homenageado com o título aos 78 anos de idade. Ganhei esse título pelo serviço prestado quando fui Conselheiro Municipal de Cultura (2015-2016) e, na oportunidade, colaborei de perto com a formulação e aprovação do Plano Municipal de Cultura (Lei 4.166/16). Uma luta que continua, pois a gestão passada fez o favor de não aplicar uma meta sequer e abandonou a lei por completo. A militância em favor de uma Política Cultural moderna continuará, pois, preciso honrar o título de Cidadão Vitoriense. Com muito orgulho!
OBS.: pra quem não sabe, eu sou do Sertão pernambucano e nasci em Serra Talhada.
Prêmio JGE Copergás (2021)
Foi uma surpresa. De verdade! Não sabia que o Canal Mata Cultural chegava em outros lugares que não esse aqui de Vitória/Glória e região. Na verdade fui indicado por uma comissão que, entre 60 propostas, escolheram 20 e eu fiquei em 12º lugar no Estado. O Janeiro de Grandes Espetáculos é o maior festival teatral de Pernambuco e ganhar este prêmio é mesmo muito significante. Identificaram, então, que o Canal Mata Cultural promoveu um trabalho de articulação e promoção da Zona da Mata Sul, em 2020, durante o período da pandemia do Covid-19. Mais do que isso! Sempre de maneira gratuita, colaborativa, o Canal Mata Cultural promove, sobretudo, o artista que não tem acesso a grande mídia da capital e realiza formação/capacitação sobre elaborações de projetos e captação de recursos. Há 07 anos eu faço isso e continuarei fazendo. GRATUITAMENTE!
Então, é isso... obrigado aos amigues da vida cultural que acreditam na luta em busca de sustento, credibilidade, justiça, valorização, recurso, pão e leite. São muitas pessoas, movimentos e instituições, mas nada, nem ninguém, é mais importante do que estes: OBRIGADO AOS TRABALHADORES
DA CULTURA!
Um beijo!
Pablo Dantas.😀
_________________________
O MATA CULTURAL no instagram
O MATA CULTURAL no facebook
O MATA CULTURAL no prêmioJGE
Comentários
Postar um comentário