Gilvanildo Ferreira é o novo responsável técnico do Museu do Mamulengo.

 



A Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá, em reunião ordinária, no dia 01 de abril de 2021, empossou o Museólogo Gilvanildo Ferreira como sócio e responsável técnico da instituição. Gilvanildo Ferreira é, também, Mestre e doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como Produtor Cultural e desenvolve o projeto "Inventariando o Patrimônio" no Museu do Mamulengo de Glória do Goitá.

Fizemos contato com ele e fomos surpreendidos por esse depoimento emocionante:

Me sinto feliz e honrado em ter o privilégio de fazer parte da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá, e também ser o responsável técnico, como Museólogo, do Museu do Mamulengo. A responsabilidade é grande, mas a recompensa de poder continuar contribuindo com essa instituição que tenho como minha segunda casa, é muito maior. 

O Museu do Mamulengo de Glória do Goitá se tornou referência desde sua fundação, há quase 20 anos, pela própria manifestação cultural que aborda. Em sua existência, tem atuado e desenvolvido ações que muito cooperam para a salvaguarda e difusão do mamulengo gloriense e a cultura popular em geral. Não atoa, nos últimos anos, vem se destacando no cenário museológico pelo trabalho de captação de recursos via editais públicos; alta visitação de público; oficinas para público visitante (especialmente, crianças e adolescentes); formação para os colaboradores da Associação que gere o Museu; parcerias e diálogos com diversas entidades, entre elas, o Iphan/PE, Ibram e Fundarpe; organização do seu acervo permanente e ações de conservação preventiva para salvaguardá-lo; enfim, motivos que muito nos motivam a continuar acreditando na importantíssima função social dos museus.

Hoje não foi apenas um dia significativo para minha carreira profissional, vivo esse momento, dentro dessa instituição, também a partir de relações afetivas. Muito da escolha pela Museologia vem da minha experiência infantil com esse Museu, da magia que senti quando assisti pela primeira vez uma apresentação do mamulengo, nesse mesmo lugar. O compromisso é colaborar tendo a ciência de que somos atores coadjuvantes que auxiliam os verdadeiros protagonistas: os fazedores da cultura popular do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá.







______________________________

Sigam as redes sociais do Museu do Mamulengo:

Facebook: aqui.

Instagram: aqui.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.