Da concepção ao projeto expográfico: O processo de musealização comunitária no Museu dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (Aliança/PE).

 



O projeto de pesquisa, incentivado pelo Funcultura/Fundarpe, visa produzir conhecimentos atualizados sobre a museologia comunitária, observando os procedimentos museológicos da comunidade maracatuzeira da zona da mata norte de Pernambuco, todos os grupos de maracatu de baque solto ativos, inclusive os integrados a Associação dos Maracatus de Baque Solto. As oficinas terão lugar na sede, e hoje também Museu, do Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança, na Chã de Camará, município de Aliança, zona da mata norte pernambucana, 81 quilômetros do Recife. 

O Museu do Maracatu de Baque Solto ainda se encontra em estado de concepção, e para este projeto o que interessa é como a comunidade maracatuzeira idealiza e imagina a construção desse Museu, além de refletir sobre a organização da quantia considerável de material a ser elencado, catalogado, restaurado, biografado, e enfim exposto, já que a Associação repertoria cada ano entre 110 e 120 grupos ativos de Baque Solto; além de pensar e refletir sobre a forma que tomará a exposição desses bens materiais e imateriais, diante as condições econômicas difíceis dos grupos. 

Com início em julho de 2022 e previsão de finalização em junho de 2023, o projeto propõe-se realizar a observação analítica dos processos de conceitualização do futuro Museu do Maracatu de Baque Solto de Pernambuco até a entrega do projeto museográfico pela comunidade, a partir de realização de oficinas gratuitas no município de Aliança. As oficinas são divididas em: 1) oficinas de museologia comunitária (teóricas e práticas); e 2) oficinas sobre saberes do Maracatu de baque Solto de Pernambuco, ofertadas por oficineiros da comunidade maracatuzeira. 

Equipe: Laure Garrabé - Coordenadora geral e Oficineira 
Gilvanildo Ferreira - Coordenador de ações museológicas e Oficineiro 
José Lourenço - Consultor de pesquisa local 
Mestre José Luiz - Consultor de pesquisa local e Oficineiro 
Wanessa Santos - Coordenadora executiva 
Polly Cavalcanti Oficineira 
Juliana Ferreira: Design Gráfico 

Contatos E-mail: mucompernambuco@gmail.com Intagram: https://www.instagram.com/mucompernambuco/ Facebook: https://www.facebook.com/mucompernambuco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.

Associação dos Mamulengueiros e Museu do Mamulengo completam 18 anos de história!

O 1º Feirão de Mamulengo agita a venda de artesanato no Brasil.