O Museólogo Gilvanildo Ferreira emplaca mais um grande projeto no interior do Estado.
O projeto “Elaboração do plano museológico do Museu do Mamulengo”, é idealizado e coordenado pelo Museólogo e Antropólogo Gilvanildo Ferreira, e visa elaborar o primeiro plano museológico em museus do interior do estado de Pernambuco, entre os meses de janeiro a outubro de 2023. O plano prevê 12 programas (áreas de trabalho e funções do museu) elaborados com a colaboração ativa dos que fazem a instituição, dos associados e de outros atores importantes para o cenário local do mamulengo, detentores dos saberes e práticas da manifestação.
A elaboração será disposta em três fases: 1) I – Diagnóstico situacional (contexto atual, planejamento estratégico); II - Necessidades para o futuro (contexto ideal, planejamento tático ou programas); III- Soluções exequíveis (planejamento operacional ou projetos). É por meio deste planejamento institucional que será possível definir as prioridades, metas, ações, estratégias, indicadores e sinalizar os caminhos imperativos para a plena gestão, além de acompanhar as atividades e avaliar a execução dos objetivos estabelecidos.
Esse processo de autorreflexão visa o aprimoramento da gestão e operação, contribuindo, consequentemente, para a melhor salvaguarda e difusão realizadas pelo Museu do Mamulengo de Glória do Goitá. É por meio deste planejamento institucional que será possível definir as prioridades, metas, ações, estratégias e indicadores. Esse processo de autorreflexão visa o aprimoramento da gestão e operação, contribuindo, consequentemente, para a melhor salvaguarda e difusão realizadas pelo Museu.
Também serão ofertadas, mediante inscrição nas redes sociais do Museu, oficinas gratuitas de gestão em museus (fevereiro/2023) e oficinas de mamulengo (maio/2023). A inauguração acontece dia 31 de janeiro, às 10h no Museu do Mamulengo de Glória do Goitá. Será apresentado, junto a instituições, órgãos e colaboradores, o cronograma de execução do projeto. Estão todas e todos convidados!
O projeto conta com o incentivo do Governo do estado, através do Funcultura/Fundarpe.
FICHA TÉCNICA:
Coordenador Geral: Gilvanildo Ferreira.
Ações Museológicas: Polly Cavalcanti.
Comunicação: Pablo Dantas.
Pesquisa: Edjane Ferreira (Mestra Titinha).
Executiva: Marisa Rodrigues.
Cientista da Informação: Elinildo Marinho.
Oficineiros: Elinildo Marinho; Jacilene Félix e Stefani Leite; Mestre Bila e Mestre Bel.
Design Gráfico: Juliana Freitas Zzui Ferreira.
Comentários
Postar um comentário