Gilvanildo Ferreira aprova primeiro projeto de mapeamento de museus no estado de Pernambuco.


O Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, divulgou o resultado final do edital essa semana. Entre os projetos aprovados, temos o "Museus em número: mapeamento de museus do Recife", que tem por objetivo produzir um catálogo virtual, com audiodescrição, através de mapeamento qualitativo dos museus do município do Recife, assim como refletir acerca das políticas, desafios e realidades dessas instituições. 

Segundo o Museólogo Gilvanildo Ferreira, "essa é a primeira iniciativa desse tipo de levantamento de museus no estado de Pernambuco, aumentando ainda mais a nossa responsabilidade em executar um projeto inédito". Gilvanildo também é mestre e doutorando em Antropologia pela UFPE, tem se destacado na realização de grandes projetos na área de patrimônio/museologia, a exemplo do Fórum de Museus Independes de Pernambuco - FOMIPE, e o Plano Museológico do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá. Recentemente, assumiu o cargo de Museólgo no Museu de Solos de Pernambuco - MUSSPE.


(Gilvanildo Ferreira recebeu, em maio deste ano, uma Menção Honrosa da 
Câmara de Vereadores de Glória do Goitá)


O projeto "Museus em número: mapeamento de museus do Recife" é uma oportunidade para fortalecer o universo dos museus no município do Recife e seus órgãos de salvaguarda, ao oportunizar a maior valorização, sugerir implementação de políticas públicas voltadas aos museus e deter maior conhecimento sobre a realidade dos mesmos. Este projeto tem a previsão de iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2023 e tem como equipe principal: Gilvanildo Ferreira - Coordenador Geral; Elinildo Marinho - Assessor de Pesquisa; Marisa Rodrigues - Assessora Executiva; Pablo Dantas - Assessor de Comunicação; Polly Cavalcanti - Fotógrafa.


Mais informações no perfil oficial do Museólogo Gilvanildo Ferreira - AQUI.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.

Associação dos Mamulengueiros e Museu do Mamulengo completam 18 anos de história!

O 1º Feirão de Mamulengo agita a venda de artesanato no Brasil.