20 anos da Associação dos Mamulengueiros e Museu do Mamulengo de Glória do Goitá

    


        No último dia 07 de maio, a Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá - ACMAGG e Museu do Mamulengo de Glória do Goitá - MUMAM, completaram 20 anos. A associação é uma OSC e administra o museu, ambas com sede em prédio público no centro da cidade (antigo Mercado de Farinha). Hoje, a associção conta com quase trinta artesãos, artesãos e brincantes dedicados na produção do boneco e na brincadeira do Mamulengo, com diretoria instituida e com o dever de salvaguardar esta manifestação popular que, em 2015, foi registrada pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil.

        Para Pablo Dantas, Presidente da ACMAGG, esses 20 anos "devem ser comemorados o ano inteiro. O Mamulengo é uma expressão rica, secular e que fala com e sobre o povo brasileiro. A associação e o museu cumprem a sua missão quando vivem e produzem, continuamente, o Mamulengo. Aqui tem um acervo enorme de peças, visitado por cerca de 3 mil pessoas por ano; tem também oficinas e apresentações frequentes, fazendo com que a comunidade de Glória do Goitá e região, além de turistas e pesquisadores de todo o mundo, possam ter um contato direto e profundo com a arte do Mamulengo".


(Homenagem da Câmara de Vereadores de Glória do Goitá, 
no dia 10 de maio de 2023)

            
            Seguindo as homenagens aos 20 anos da ACMAGG e MUMAM, a Câmara dos Vereadores de Glória do Goitá, no dia 10 de maio, fez sua homenagem com a entrega de menções honrosas para todos os integrantes da associção. Este momento foi muito importante e contou com a colaboração direta do Vereador Lívio Amorim (Podemos). O vereador, em suas palavras, enalteceu a importância da Cultura Popular no munícipio, em especial, o Mamulengo, que enobrece a cidade que carrega o título de Capital Estadual do Mamulengo.

            Gilvanldo Ferreira, Antropólogo e Museólogo responsável pelo MUMAM, relata que "nos últimos anos, a ACMAGG e o MUMAM construíram, coletivamente, algumas estratégias para potencializar a gestão de ambas instituições. Essas ações visaram garantir que as ações administrativas, técnicas, políticas e, em especial, financeiras fossem sistematizadas pela instituição. O amadurecimento da institucionalização tem fomentado, nos associados, uma maior desenvoltura no chamado empreendedorismo cultural, garantindo a manutenção e ampliação do ciclo financeiro. A elaboração dessa transição da “informalidade” à institucionalização é regulada a partir da colaboração direta dos integrantes da Associação e do Museu, presentes em todas atividades. Nesse sentido, a importância da ACMAGG e do MUMAM em relação à manifestação cultural do mamulengo pôde, também, tornar essa experiência singular um modelo e estímulo para que outros grupos planejem estrategicamente à salvaguarda e comunicação de seus bens culturais através da autogestão".


(Vereador Lívio Amorim e o Museólogo Gilvanildo Ferreira)


            Dando continuidade as comemorações do aniversário de 20 anos, foi lançada a Revista Mumam. Esta foi organizada pelo Museólogo Gilvanildo Ferreira, conta com depoimentos dos artesãos e artesãs da ACMAGG e com textos escritos por diversos colaboradores, como: Elinildo Marinho, Alex Apolonio, Fábio André, Ana Beatriz e Barbara Benatti. Com mais de sessenta páginas, a revista conta também com o valoroso trabalho do designer e artista plástico, Java Araújo. Por enquanto, a revista está disponível em formato digital e você pode aceesar AQUI.

            A ACMAGG e MUMAM seguem com suas atividades, executando projetos importantes, como o 'Plano Museológico do Museu do Mamulengo' e o 'Quem quer ser Artesã?'. Este último deve iniciar em agosto e deve capacitar 100 pessoas, sobretudo mulheres, na arte do Mamulengo. Quem quiser mais informações sobre o MUMAM, é só acessar o Instagram da instituição AQUI.


            

(Card da Revista Mumam)



(Aniversário da ACMAGG e MUMAM no dia 07 de maio)



(Pablo Dantas, Presidente da ACMAGG e Adriana Paes, Prefeita de Glória do Goitá)



(Cássia Nery, Genilda Félix, Mestra Titinha, Mestre João Galego, Márcia Cristina, 
Tonho dos Oito Baixos e Pablo Dantas)



(Joana D'arc, Nádija Dantas, Pablo Dantas, Josivaldo Caboclo, 
Jacilene Félix e Mestra Titinha)



(Pablo Dantas, Presidente da ACMAGG e Alexsandra Silva, Presidente do SERTA)





________________

@matacultural
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.