Centro de Criação Galpão das Artes ganha o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, divulgou o resultado final do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. Você confere AQUI.

O Centro de Criação Galpão das Artes, ganhador do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular, está localizado, no município de Limoeiro Agreste pernambucano, foi reconhecido nacionalmente pelo trabalho de resgate social e da cultura popular, com ações que abrangem também a cidadania. Esse espaço revela para o mundo a arte do teatro e de outras expressões da cultura popular pernambucana, conectando crianças e adolescentes, por meio da cidadania, ao primeiro contato com a produção artística, por meio do convívio com os agentes culturais e as oficinas. 

A idealização desse espaço foi do professor, pesquisador, arte educador e produtor cultural, Fábio André, que com o apoio de outros importantes arte-educadores e artistas consolidaram o sonho, através do projeto audiovisual “O Sumiço da Santa”, produzido em parceria com o Centro de Cultura Luiz Freire – TV Viva (Olinda-PE). Esse foi o primeiro de muitos outros projetos que nasceriam para formalização dessa instituição que surgiu para preencher a inexistência de um espaço exclusivo ao exercício das artes cênicas, educação e com forte viés na cultura popular em geral.

(Fábio André - Presidente do Galpão das Artes)


O Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia foi lançado em 2015 pelo Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe. A ação homenageia um importante nome de nossa história cultural, o escritor Ariano Suassuna, e visam valorizar e reconhecer as práticas e saberes dos nossos grandes mestres da cultura popular, bem como dos nossos escritores que, ao submeterem obras inéditas, fomentam a montagem de novos espetáculos no Estado.


____________________
@matacultural






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.