Nasce, em Vitória, o movimento de dança Twerk.

 


Para Fabiana Almeida, do site Na Ponta do Pé, sensualidade, liberdade corporal e movimento com os glúteos são algumas características do twerk, estilo de dança, que, segundo alguns estudos, surgiu em clubes de strip-tease, nos Estados Unidos, mais especificamente em New Orleans. Também há fontes que indicam a influência de danças tribais africanas como o “mapouka”. A dança começou a ganhar popularização na década de 90, através de vertentes da música hip hop e vídeo clipes de artistas norteamericanos, como Miley Cyrus e Rihanna, por exemplo.



Este movimento chegou em Vitória de Santo Antão através do Curso de Iniciação ao Twerking, com as produtoras Kelryn Soares e Clara Emelly, e incentivo do Funcultura/Fundarpe – Governo do Estado de Pernambuco. Para as produtoras, “Esse projeto [Twerk Vitória] existe para que essas danças possam sair de lugar de Hobbie e estereótipo e assumam seu lugar de direito, nas escolas de danças e nas políticas públicas, e as artistas que dançam, usam a dança como forma de sustento, ou assim desejam, consigam formação e consigam se manter economicamente”.

De acordo com a professora Briê Santos, o twerk é considerada uma dança que vem de uma categoria que tem uma relação muito direta do hip hop. Inclusive, muitos movimentos do twerk que usam de força e resistência no chão, tem muita influência de outra dança urbana que é o break, estilo que usa muito de foot work, com muita força e resistência nos braços para ser executado os movimentos. Assim, o o twerk tem muito giro no chão, por exemplo. E, por ser uma dança urbana, o twerk faz uso de batalhas, onde interação, criatividade e improviso são requisitos para uma boa apresentação.




Dia 25 de maio, em Vitória de Santo Antão, vai acontecer um grande encontro, o Baile Twerk, em celebração da cultura urbana, com dança, batalha de rima e música. Será a culminância do curso, com performance de conclusão das alunas(os). Certamente, é um movimento que veio para ficar, pois além do interesse por esse segmento da dança, o movimento conta com integrantes e produtoras engajadas.

 

Serviço:

Evento: Baile Twerk.

Local: Vitória de Santo Antão (Praça do Livramento).

Dia/hora: 25 de maio, de 13h às 00h.

Instagram: Twerk Vitória.

 

*Fotos da matéria de Karlla Dayanne.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.

Associação dos Mamulengueiros e Museu do Mamulengo completam 18 anos de história!

O 1º Feirão de Mamulengo agita a venda de artesanato no Brasil.