Fábio André ganha o Prêmio Ariano Suassuna de Dramaturgia 2024.

 




  O Prêmio Ariano Suassuna de Culturas Populares e Dramaturgias é muito especial. Esperado e louvado por todos os fazedores de cultura do estado, o prêmio busca reconhecer práticas das culturas populares, promover e valorizar obras dramatúrgicas, fortalecer as manifestações artísticas e os diálogos culturais entre as gerações.

    Nessa edição, o professor, dramaturgo e diretor de Teatro, Fábio André, foi premiado com o texto: QUANDO A BURRINHA FACEIRA SUMIU. A peça acontece no cenário do ciclo carnavalesco e é composta pelos personagens Mané Gostoso, O Bumba Meu Boi e uma burrinha faceira. O bumba entristecido pelo desaparecimento da burrinha, encontra no boneco Mané Gostoso um aliado para encontrar sua amada burrinha durante os dias de carnaval.

    Segundo parecer do prêmio: "A obra "Quando a Burrinha Faceira Sumiu" apresenta uma narrativa lúdica e inspirada nas festas populares carnavalescas. A dramaturgia possui temática relevante, de valorização de uma manifestação cultural tradicional. O texto apresenta uma boa adaptação da linguagem às vozes dos personagens e uma boa fluidez da narrativa".

    Fábio é Presidente do Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro, e há mais de 40 anos, desenvolve atividades ligadas a arte e educação. Ele é sempre lembrado pela grandes produções teatrais em torno da obra de Ariano Sussuana. Fábio também é Pedagogo e estudante de Psicologia da Faculdades de Ciências Aplicadas de Limoeiro - FACAL.    




    Pablo Dantas, produtor e gestor cultural, parabeniza Fábio André pelo Prêmio Ariano Suassuna de Dramaturgia, que o foi concedido. "Este reconhecimento é uma grande honra para Fábio André, especialmente por ser atribuído a um campo tão significativo e essencial para a cultura das artes cênicas pernambucas. A trajetória de Fábio, que desenvolve no Centro de Criação Galpão das Artes e no Museu dos Brinquedos Populares Dona Daluz - MUBRIM, é resultado de uma busca contínua de prestação de serviço para promover a arte e a educação como instrumentos de mudança social".

   Por fim, o Prêmio Ariano Suassuna de Culturas Populares e Dramaturgias busca o incentivo a iniciativas que mantêm vivas as tradições culturais do estado, garantindo sua transmissão para as futuras gerações, assim como estimulo à produção e difusão de obras dramatúrgicas que retratam e celebram aspectos das culturas populares, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural, onde a diversidade cultural é reconhecida como um elemento central para o desenvolvimento humano e social. Nesse sentido, fica o nosso parabéns a Fábio André pela premiação. viva! 

_____________________

@matacultural  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.

Associação dos Mamulengueiros e Museu do Mamulengo completam 18 anos de história!