A SECULTE GLÓRIA fez a inscrição e Dona Maria Viúva celebra o 1º lugar no prêmio de Patrimônio Vivo de Pernambuco.



Já na primeira candidatura a vitória veio. Ela merece! É a primeira mulher eleita Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco no segmento do Maracatu de Baque Solto. É também a primeira mulher eleita Patrimônio vivo de Goitá do Goitá, pois temos dois homens, como Mestre Zé de Bibi e Mestre Zé Lopes (in memória). A SECULTE GLÓRIA, através do Laboratório de Criatividade, coordenado por Gilvanlido Ferreira, Fez um esforço imenso para tudo isso acontecer. E foi de primeira! 

Maria José de Farias, conhecida popularmente como Dona Maria Viúva, com 85 anos, é mestra do Maracatu Estrela da Tarde, em Glória do Goitá, dedicando 48 anos à preservação e transmissão do maracatu de baque solto. Mulher preta, analfabeta e moradora da zona rural, ela superou inúmeros desafios sociais e econômicos para manter viva uma tradição ancestral, ensinando filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Reconhecida por sua liderança, Dona Maria é referência entre outros mestres e símbolo de resistência cultural.

O seu Maracatu carrega uma marca que o distingue de todos os outros maracatus rurais de Pernambuco: é o único grupo que mantém, de forma permanente, o uso tradicional da buzina como instrumento integrante de sua musicalidade. Essa especificidade não é fruto do acaso, mas resultado de uma exigência direta de Dona Maria.Sua trajetória é marcada pela oralidade, com poucos registros formais, refletindo a invisibilidade histórica de mulheres pretas na cultura popular. Ainda assim, sua importância é reconhecida amplamente, sendo exemplo raro de liderança feminina em um campo dominado por homens.

(Primeiro encontro - 04 de maio, para o processo de inscrição do 
20º Registro do Prêmio de Patrimônio Vivo de Perbambuco. 
Engenho Tomé, Zona Rural de Glória do Goita)

A inclusão de Dona Maria no registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco foi urgente e necessária, pois representa a valorização de uma linguagem cultural sub-representada, ampliando a diversidade e garantindo a continuidade do maracatu rural para as futuras gerações. Para Gilvanildo Ferreira, Secretário Executivo e coodenador do Laboratório de Criatividade – LABCRIA, "a SECULTE GLÓRIA orgulha-se profundamente de ter colaborado na inscrição da candidatura de Dona Maria Viúva. Sua aprovação já na primeira tentativa, entre mais de 130 concorrentes, é motivo de grande alegria e reconhecimento pelo valor inestimável de sua trajetória na cultura popular".

___________________

@matacultural 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem pecado, nem perdão: morre Cayo Ogam, uma força criativa.

Prefeitura de Vitória protagoniza o maior vexame do Carnaval 2020

Fábio André ganha o Prêmio Ariano Suassuna de Dramaturgia 2024.