A Prefeita Adriana Paes desrespeita os artesãos e manda recolher o acervo do Museu do Mamulengo.



Glória do Goitá é reconhecida pela expressão de sua Cultura Popular. Não à toa, recebeu o título estadual de "Berço do Mamulengo". Porém, a Prefeita Adriana Paes, de acordo com os próprios artesãos, vem tomando atitudes desrespeitosas. Segundo a Presidente do Museu do Mamulengo, Edjane Maria, a Prefeita solicitou no dia 21 de junho (Ofício 122/2018) a retirada de todo o acervo para que dentro do Museu fosse realizado um Pólo Cultural do São João da cidade. Ou seja, o espaço que salvaguarda a tradição do Mamulengo deveria ser totalmente descaracterizado.

O próprio Diretor de Cultura, o senhor Francisco Lima, esteve no Museu e ameaçou convocar os advogados do município caso os artesãos não retirassem o acervo. A Presidente do Museu junto com todos os associados decidiram recolher o material para evitar maiores problemas. Dessa forma, as atividades foram interrompidas, gerando um GRANDE PREJUÍZO para os artesãos que estão em fase de produção de peças para participarem do Festival do Inverno de Garanhuns.

(A Prefeita só abraça o Mamulengo para sair na foto).


Agora, passado o São João, vem as festividades da Emancipação Política da cidade e a Prefeita mandou novamente recolher todo o acervo. Ou seja, o Museu do Mamulengo NÃO participará das festividades de Emancipação, sendo assim, o tão valoroso mamulengo que eleva o nome da cidade para o mundo estará de fora, recolhido, trancado dentro de salas escuras. Como se não bastasse, a prefeitura instalou um telão dentro do Museu para que a população possa acompanhar os jogos da Copa do Mundo.

(A prefeitura ocupou o salão principal do Museu com um telão para a Copa)


Então, temos três opções: 1) a Prefeita Adriana Paes não entendeu a importância do Museu do Mamulengo e de seus artesãos; 2) ela entendeu a importância e finge que valoriza, mas na verdade odeia; 3) ela desconhece o valor do Mamulengo e pensa que camarote e bandinha de forró estilizado é quem leva o nome da cidade para o mundo.

O Blog MATACULTURAL vai acompanhar essa situação e em breve publicará mais informações sobre esse caso.



(Para o Governador ela diz que ama o Mamulengo. E na prática?).


(O primeiro Pólo Cultural do Mundo que deixa a Cultura Local de lado). 















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.