A Prefeitura de Vitória inova e promove o São João do NADA FEZ!



Para não passar em branco, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão publicou na noite de hoje (23) um vídeo, em que diz: "Por você, por nós. Vamos manter viva em nossos corações a magia da noite de São João ficando em casa". O vídeo apresenta imagens editadas de outros festejos, com a música Gostoso Demais como fundo musical: "Tô com saudade de tu, meu desejo". Essa foi a grande proposta da Prefeitura: cada um que faça seu São João em casa e ano que vem a gente se encontra. Veja o vídeo aqui.

Diferente de Vitória, outras cidades, como Recife e Glória do Goitá, apresentaram uma proposta virtual para o São João, visto que a festividade pode aquecer as redes sociais, colaborando com centenas de artistas que aguardam essa época do ano para trabalhar. Não há, até o momento, nenhuma proposta da Secretaria de Cultura. Nenhum pronunciamento. Nenhuma nota, nem que seja de pesar.

Não há motivo para esse abandono. Caso tudo estivesse normal, milhões seriam gastos na festividade, assim como acontece todos os anos. O investimento, nesse caso, seria baixo e o retorno seria muito positivo para todos. Mas, definitivamente, a Secretaria de Cultura não tem capacidade de articulação e isso causa um grande prejuízo para a classe cultural. Por isso, os relatos  sobre a gestão da Secretaria de Cultura não param de chegar. São esses, por enquanto:


"A Secretaria de Cultura é ineficaz, para dizer o mínimo". (James Hendrix)

"Sinto que estão deixando esse setor pra depois e depois. E que olham o artista vitoriense como desnecessário ou desinteressante". (Gleiciely Nascimento)

"Não há diálogo ou contato direto entre Secretaria de Cultura e os artistas - é difícil conseguir um simples ofício de autorização para uma manifestação cultural em local público, imagina um incentivo financeiro para gastos estruturais". (Rildo de Deus)

"A Secretaria de Cultura de Vitória é incapaz e completamente aparelhada". (Pedro Cavalcanti)

"Eu, como artista da cidade, nunca tive apoio, nem nada. Honestamente, pra mim, ela é muito ausente". (Joyce Alanne)

"Acho que poderia começar entendendo o que é cultura de uma forma mais ampla. Além de shows em épocas sazonais". (Davi Mandarel)

"Enquanto a cultura se limita ao nome, a secretaria permanece estéril e fingindo não saber a importância que tem para uma cidade tão fértil como a nossa. Vitória da politicagem, derrota nossa". (Sammya Gonçalves)

"É uma Secretaria que não está para todos(as),e sim para alguns! Pois Cidadania tem que ser para todos(as)!". (Júlio de Pipia)

"A desvalorização... a falta de respeito com o artista e com o povo é algo que nos entristece e nos faz pensar: assim que que as eleições começarem, a politicagem irá justificar como todo esse descaso?". (Thamires Mendes)

"Precisamos de uma Secretaria que, de fato, exista como representante da arte e dos artistas municipais". (Rafael Setrestelo)

"A Secretaria de Cultura é ausente. Não faz o mínimo para atender as manifestações culturais que temos em nossa cidade". (Raphael Gustavo) 

"A Secretaria de Cultura de Vitória desconhece a história e a cultura da cidade". (Lázzaro Santos) 

"Inexistente". (Rafael Oliveira)

"Fantasma, porque é raro a gente ver projetos culturais apoiados pela prefeitura". (Netho Rodrigues)

"É uma Secretaria que não entende a importância da Arte e Cultura para a cidade". (Artur Carvalho)

"Existe Secretaria de Cultura em Vitória? Porque se existir, tá mais parada que obra pública". (Luccas Santos)

"A Secretaria de Cultura é aquele velha repartição pública: existe, mas não funciona". (Ewerton Sensual)

"A Secretaria de Cultura de Vitória é um puxadinho para fazer mega eventos quando os gestores precisam de voto". (Walter Andrade)

"Lamentável que uma cidade que têm artistas locais e não são apoiados, incentivados". (Wedson Jordão)

"Eu me sinto tão triste em não ter nenhum tipo de ajuda por parte da Sec. de Cultura. Sou cidadão vitoriense, pago meus impostos e mereço respeito e atenção". (Jorge Lui)

"Penso que a Secretaria trata exclusivamente a Cultura, como cultura de massa, isso lhe traz retorno político". (Jefferson Ayres)

"Uma secretaria que não apoia ações culturais duradouras, que não promove editais, que não se preocupa com a produção artística local, nem é secretaria. A cultura existe para educar os sentidos, para evitar a barbárie". (Durval Cristóvão)

"Não parece que Vitória tem uma Secretaria de Cultura". (Cláudia Oliveira)

"Existe?". (Walther Moreira) 

"Só pensam em período de Carnaval e São João. Depois, ela mesma faz questão de ser esquecida". (Kleber de Oliveira)

"Uma Secretaria que nunca olhou para nós artistas. Completamente inexistente". (César Leão) 

"A Secretaria de cultura não tem amor a nossa cultura, não valoriza os artistas e nem a nossa história cultural". (Ricardo Silva - Bombom) 

"Uma Secretaria que não existe nem enquanto símbolo, pois é completamente inexistente e ausente no ponto de vista da administração pública". (Darlan Galvão)

"Inerte". (Jonatham Francisco)

"Inexistente para sua real função, está presa aos ciclos festivos, de modo que sua verba milionária é gasta tão pontualmente que, o que poderiam ser realizações culturais espalhadas por todo o ano, ficam restritas a uma ou duas semana". (Pedro Cardoso)

___________________________________________

MATÉRIAS DO SEU INTERESSE:


O SILÊNCIO DA SECRETARIA DE CULTURA:

Vamos balançar as redes do MATACULTURAL?

PÁGINA aqui
GRUPO aqui.
INSTA aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.