Mestre Bila é resistência cultural!


José Edvan, ou melhor, Mestre Bila, é brincante de Mamulengo desde os nove anos de idade. Dedicou sua vida à Cultura Popular e hoje é reconhecido pela qualidade da sua brincadeira e de seu artesanato. Mestre Bila faz parte da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e trabalha diariamente no Museu do Mamulengo, fabricando suas peças e “botando” boneco.

Mestre Bila fala do seu ofício com muita paixão! Ele entende que os bonecos têm vida e, por isso, ele não vende os bonecos que ele brinca, estes são sagrados e estão muito bem guardados em sua mala de mamulengo. Quem o conhece de perto sabe o cuidado, o apreço que ele carrega pela brincadeira, fazendo dela sua própria vida. Ele brinca há muito tempo, porém, o seu brinquedo - o Teatro História do Mamulengo - foi fundado no dia 16 de janeiro de 2009.

O Produtor Pablo Dantas idealizou o projeto Mamulengo da Mata em 2019, pensando em valorizar o mestre popular da zona da mata pernambucana. Segundo ele: “esse lugar é um caldeirão cultural, com diversas expressões populares. Exemplo importante é a cidade de Glória do Goitá que, mesmo pequena, tem Maracatu, Mamulengo, Cavalo Marinho e Coco de Roda. São mulheres e homens produzindo o ano inteiro, com grande força e resistência. Mestre Bila é um desses gênios populares e, por isso, está sendo homenageado”.

(Mestre Bila é brincante de Mamulengo desde os nove anos de idade)



O Projeto Mamulengo da Mata começou dia 15 de janeiro e segue até 15 de março. São diversas atividades: espetáculos, oficinas, exposição e encontro de mestres. A programação completa você pode ver nos cards (final da matéria). O Projeto conta com o incentivo do Funcultura/Fundarpe – Governo do Estado de Pernambuco e tem apoio do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá, da Associação dos Mamulengueiros e da Secretaria de Cultura de Glória do Goitá.









FICHA TÉCNICA:

Edjane Lima (Mestra Titinha) – Coordenadora Geral.

Pablo Dantas – Produtor Executivo e Administrador.

Java Araújo – Designer.

Janaina Maria – Intérprete de Libras.

Vinícius Dantas – Registro fotográfico e Audiovisual.


TEATRO HISTÓRIA DO MAMULENGO:

José Edvan (Mestre Bila).

Tamires Nascimento (Contra Mestra).

Tonho dos Oito Baixos (Sanfoneiro).

Gilberto Lopes (Mestre Bel – Zabumbeiro).

Jacilene Félix (Mateus e Trianguleira).


OFICINA:

José Edvan (Mestre Bila).

Genilda Félix.

Stéfani Leite.


CONTATO:

Edjane Lima (Mestra Titinha) – 081 9 9993-0139.

Pablo Dantas – 081 8803-4169.

E-mail: culturadosmamulengos@hotmail.com

Instagram: @museudomamulengo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.