Projeto em homenagem ao Mestre Zé de Vina segue até março.





Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o Museu do Mamulengo de Glória do Goitá comemora, desde junho de 2021, os 80 anos de um dos maiores brincantes da cultura popular brasileira: José Severino dos Santos, o Mestre Zé de Vina. O Mestre faleceu no dia 16 de junho de 2021 e deixou um legado para a nova geração de artistas populares. A foto de capa desta matéria pertence ao acervo pessoal da família do Mestre Zé de Vina.

A programação gratuita do projeto ’80 anos do Mestre Zé de Vina – o derradeiro ato’ conta com espetáculos, oficinas e uma exposição especial que reune uma coleção de bonecos do Mestre Zé de Vina e o Mamulengo Riso do Povo, fundado em 1957. Para acompanhar as atividades, basta ficar atento ao perfil no Instagram: @museudomamulengo.


(Oficina de Mamulengo feita com crianças da Escola Castelo Branco, do distrito de Apoti - Glória do Goitá/PE - janeiro de 2022)


Mestre Zé de Vina - José Severino dos Santos nasceu no sítio Queceque, em Glória do Goitá, no dia 14 de março de 1940, filho de Severina Antônia da Conceição e de Manuel Firmino dos Santos. A família de seu pai era de Glória do Goitá, tendo sempre vivido no sítio em que Zé nasceu. Seus parentes maternos eram do Engenho de Queimados, no Município de Moreno, em Pernambuco. Quando sua mãe chegou em Glória do Goitá, ficou conhecida pelo apelido de Vina, por isso em Glória do Goitá todos o conhecem pelo nome de Zé de Vina. Ainda criança, ele era levado pelo seu irmão, Sebastião Cândido, para brincar Mamulengo. Em Lagoa de Itaenga, e em alguns lugares da Zona da Mata, é conhecido também pelo nome de Zé do Rojão.

O Mestre Zé de Vina é fonte de estudos acadêmicos, colaborando com pesquisadores de todo o Brasil. Já fez inúmeras reportagens e deu centenas de entrevistas, participou de dezenas de catálogos e fez milhares de apresentações durante todo esse tempo. Ele fundou o Mamulengo Riso do Povo em 10 de outubro de 1957 e junto com os seus bonecos marcaram a história das festividades da Zona da Mata pernambucana, visto que em praticamente todas as edições dos últimos 50 anos das festas do calendário tradicional, lá estava ele e seu brinquedo para garantir a animação do povo.

Ele é considerado como um dos mais importantes mestres mamulengueiros vivos do nosso Estado. “O Riso do Povo apresenta um espetáculo puro, original e absolutamente autêntico, na medida em que se desenrola na vertente criadora de séculos de tradição. O resultado é extremamente gracioso, divertido e importante para o conhecimento do que seja a tradição brasileira do teatro de bonecos”, depõe o pesquisador Fernando Augusto Gonçalves. Em 2016 o Mestre Zé de Vina recebe do IPHAN o Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

Em 2017 ele foi agraciado com o prêmio Cultura Populares – edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura. No dia 14 de março de 2020, o Mestre Zé de Vina completou 80 anos e comemorou junto com a Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá. Dedicou a sua vida ao Mamulengo e, por isso, é o brincante mais antigo em atividade.

:: Programação do do projeto ’80 anos do Mestre Zé de Vina – o derradeiro ato’ ::

Exposição de Bonecos
Segunda à sexta / 9h às 12h e 14h às 17h.

Espetáculo de Mamulengo
Mediante agendamento ou quantitativo de público presente.

Oficina de Mamulengo: A arte do boneco popular brasileiro
Mediante agendamento


FICHA TÉCNICA DO PROJETO:

 

Coordenação Geral: Pablo Dantas.

Produção Executiva: Edjane Lima (Mestra Titinha).

Designer: Java Araújo.

Intérprete de Libras: Janaina Maria.

Produção fotográfica e audiovisual: Vinícius Dantas.

Transmissão ao vivo (live): Mió TV Comunicação.

Oficina de Mamulengo: Tamires do Nascimento e Stéfani Leite.

 

Grupos:

Mamulengo Riso do Povo (Mestre Zé de Vina).

Mamulengo Arte da Alegria (Mestre Bel).

Teatro História do Mamulengo (Mestre Bila).

Mamulengo Nova Geração (Mestra Titinha).



(Museu do Mamulengo de Glória do Goitá - Foto de @padresifoto_art)





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.