"O lançamento do projeto superou todas as expectativas", disse o Museólogo Gilvanildo Ferreira.



O projeto “Elaboração do plano museológico do Museu do Mamulengo”, idealizado e coordenado pelo Museólogo e Antropólogo Gilvanildo Ferreira, deu início aos trabalhos no último dia 31 de janeiro e contou com a presença de artistas, pesquisadores, autoridades municipais, estaduais e equipe geral do projeto. Foi apresentado, na oportunidade, as diversas ações que o projeto desenvolverá durante o ano de 2023, com o obejtivo maior de elaborar o primeiro plano museológico em museus do interior do estado de Pernambuco. 

O plano prevê 12 programas (áreas de trabalho e funções do museu) elaborados com a colaboração ativa dos que fazem a instituição, dos associados e de outros atores importantes para o cenário local do mamulengo, detentores dos saberes e práticas da manifestação. Para Gilvanildo Ferreira, o lançamento do projeto "superou todas as expectativas. A diversidade de atores presentes corrobora com o que, enquanto gestor cultural, acredito e trabalho para que seja possível realizar no Museu. Este plano museológico será feito de forma colaborativa: brincantes do Mamulengo, pesquisadores, poder público e demais colaboradores".


(Marcelo Renan representou a Fundarpe e Secult PE no lançamento do projeto. 
Foto: Márcia Cristina)

A elaboração será disposta em três fases: 1) I – Diagnóstico situacional (contexto atual, planejamento estratégico); II - Necessidades para o futuro (contexto ideal, planejamento tático ou programas); III- Soluções exequíveis (planejamento operacional ou projetos). É por meio deste planejamento institucional que será possível definir as prioridades, metas, ações, estratégias, indicadores e sinalizar os caminhos imperativos para a plena gestão, além de acompanhar as atividades e avaliar a execução dos objetivos estabelecidos.

Para Gilvanildo, "o comprometimento da equipe do projeto, a participação popular, o acompanhamento dos órgãos de salvaguarda do patrimônio cultural e o protagonismo dos integrantes da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá, oportunizarão que o primeiro plano museológico de um museu do interior do estado seja, além de tudo, um grande fomento para que outras instituições se planejem estrategicamente. 


(Gilvanildo apresentou as metas do projeto junto com a sua equipe. 
Foto: Vinícius Dantas).

                                

 "De antemão, na condição de extrema alegria e honra pelo momento belíssimo que vivenciamos na inauguração do projeto, me coloco à inteira disposição para prestar meus serviços aos nossos parceiros museais". 

(Gilvanildo Ferreira)


(Vereadores Robério Feitosa, Wellington Andrade, Lívio Amorim 
e a ex-vereadora Monalisa Amorim). Foto: Vinícius Dantas


(Alexsandra Silva, Presidente do SERTA, e Gilvanildo Ferreira) 
Foto: Márcia Cristina.


(Pablo Dantas, Mestre Calu e Gilvanildo Ferreira). 
Foto: Vinícius Dantas.


(O lançamento do projeto ocorreu no Museu do Mamulengo 
de Glória do Goitá). Foto: Márcia Cristina.




FICHA TÉCNICA DO PROJETO: 

Coordenador Geral: Gilvanildo Ferreira.

Ações Museológicas: Polly Cavalcanti.

Comunicação: Pablo Dantas.

Pesquisa: Edjane Ferreira (Mestra Titinha).

Produção Executiva: Marisa Rodrigues.

Cientista da Informação: Elinildo Marinho.

Oficineiros: Elinildo Marinho; Jacilene Félix e Stefani Leite; Mestre Bila e Mestre Bel.

Design Gráfico: Juliana Freitas Zzui Ferreira.

_______________________


Mais informações no Instagram do @museudomamulengo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOMIPE e IBRAM promovem um bate-papo sobre o Programa Pontos de Memória.

Museu de Solos de Pernambuco realiza evento de divulgação museológica na UFRPE.

MESTRE JOSIVALDO CABOCLO SE APOSENTA: “Não concordo, não desejo/Continuar como é/No Carnaval é axé/No São João é sertanejo”.